O que é Plano de Cargos e Salários?

“Um Plano de Cargos e Salários pode ser definido como um instrumento de organização e normatização das relações de trabalho entre a empresa e seus colaboradores. É parte integrante da definição da política (o que pode fazer) e dos procedimentos (como fazer) em gestão de recursos humanos.
Um Plano de Cargos e Salários contempla uma série de alternativas que permitem ao gestor administrar os colaboradores de forma estimulante e competitiva e valorizar o conhecimento, a competência e o desempenho da força de trabalho. São objetivos típicos de um Plano de Cargos e Salários:
a)Prever, qualitativa e quantitativamente, o dimensionamento do quadro de colaboradores
b)Definir objetivos e atribuições inerentes a cada cargo (razão de existir)
c)Definir pré requisitos de ocupação e especificações dos cargos
d)Formular, desenvolver e estabelecer uma estrutura salarial adequada às necessidades da empresa face ao seu segmento de atuação
e)Oferecer oportunidades de remuneração capazes de gerar contínua estimulação nos colaboradores e elevar padrões de motivação e produtividade