Sanesul beneficia jovens com programa Vale Universidade

A Sanesul vem atendendo jovens através de estágios pelo programa Vale Universidade. A ação passou a ser implantada em março deste ano. São ao todo 22 acadêmicos distribuídos por 17 localidades. O benefício é destinado aos estudantes universitários de baixa renda comprovada de diversas instituições de ensino e acadêmicos indígenas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O repasse da bolsa é feito de acordo com o cumprimento de alguns quesitos, através de um convênio com a Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social).

O programa Vale Universidade foi instituído pela Lei 3.783, de 16 de novembro de 2009. Implementado através da Setas. O objetivo é proporcionar aprendizagem social e profissional por meio de convivências com situações reais do trabalho.
O diretor de Administração e Finanças, André Soukef, diz que aderir ao Programa é uma forma da Sanesul cumprir com sua função social como uma empresa pública. “Estamos auxiliando na formação profissional destas pessoas que, no futuro, podem voltar e fazer parte do quadro funcional da empresa” O Diretor ainda afirma que esta mão de obra não gera custo para a Empresa e é útil no desenvolvimento das tarefas.
A gerência regional de Coxim (Genorte-Cox) é uma das localidades que agrega aos seus serviços o trabalho de estagiárias do programa Vale Universidade. As duas participantes locais do convênio são acadêmicas do curso de Ciências Biológicas e fazem o estágio no Laboratório da Regional.
O gerente João Farias, de Coxim, acredita que a oportunidade que a Empresa dá aos estudantes do interior é única “tendo em vista que as oportunidades na região são muito escassas para os que almejam a área biológica, além de termos poucos laboratórios por aqui, não é fácil para eles conseguir um encaixe nestas empresas”, aponta.
Para a supervisora de estágio Sandra Sena, as acadêmicas fazem uma grande diferença para a atividade realizada dentro da Empresa. “É ótimo para a nossa equipe, principalmente no setor em que elas estão atuando, porque é um local onde a demanda é muito grande. Atendemos oito localidades e a participação delas é indispensável”, afirma a supervisora de estágio. Além de contribuírem com o conhecimento teórico que recebem na universidade, como afirma Farias.
Josiane de Moura reconhece o valor de estar estagiando no Laboratório da Sanesul. “Estou aprimorando meus conhecimentos além de ser uma referência no meu currículo”.
Já as atividades desenvolvidas pelos estagiários de Brasilândia são de atendente e administrativo. “O estudante tem a oportunidade de concluir um ensino superior, pois a Sanesul tem muito a oferecer”, diz o supervisor de estágio de Brasilândia José Carlos Rodrigues. “A Empresa ajuda a desenvolver os trabalhos cotidianos com novos pensamentos e opiniões, isto acrescenta na prática dos trabalhos”, conclui.
“A Sanesul é para mim, a oportunidade de interagir com o público e de me preparar para o mercado de trabalho”, conta a acadêmica de biomedicina de Brasilândia, Paula Megid.