Close this search box.

1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR

O dia do trabalhador é um dia de extrema importância para a classe trabalhadora. Esta data foi instituída feriado nacional em 1924, pelo presidente do Brasil Artur Bernardes, como uma forma de homenagear a classe operária. A partir dos anos 1930 com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, a data de 1º de maio tem uma mudança em sua simbologia, que antes representava um dia de luta e resistência, passou então a representar uma data de festividades e conquistas para os trabalhadores, tendo a característica de alcançar a grande massa da população, um fato curioso é que os reajustes sobre o salário mínimo eram sempre anunciados no dia do Trabalhador, o que fez com que a data transformasse numa grande celebração festiva da classe trabalhadora. Outro fato importante ocorrido na data de 1º de maio foi a criação da CLT (Consolidação das leis trabalhistas) realizada no ano de 1943, no então governo de Getúlio Vargas.

Nos últimos anos infelizmente o trabalhador tem sofrido diversas derrotas, através da retirada de direitos e conquistas, podemos citar, por exemplo, a Reforma Trabalhista de 2017 (Lei 13467/2017) jogando milhares de pessoas para a informalidade, diminuindo empregos com carteira assinada, diminuindo a renda das famílias e os direitos dos trabalhadores, precarizando os serviços, com a possibilidade de terceirização da atividade-fim de uma empresa, ou seja, vender todo o seu serviço para uma empresa privada executar. A Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019) foi outra grande derrota para a classe trabalhadora, pois ela altera as regras para aposentadoria, por exemplo, condenando um trabalhador da construção civil a se aposentar somente aos 65 anos de idade e com 40 anos de contribuição.

Este 1º de maio representa para nós trabalhadores um dia de luta, luta por vacinas para a nossa população, tendo em vista a crise sanitária pelo qual a humanidade atravessa, luta por comida na mesa dos que não tem o que comer, luta pela manutenção do regime democrático, luta pela valorização do trabalhador enquanto sujeito que produz riqueza, pois, você já imaginou o que seria do sistema capitalista de produção sem o trabalhador, sem o operário para carregar o “piano”. Somos partes importantes da engrenagem do mundo capitalista.

Nós do SINDAGUA/MS parabenizamos a todos os filiados do nosso sindicato pelo DIA DO TRABALHADOR e convidamos aos que não são filiados para se filiarem e participarem da luta conosco, sempre em defesa dos direitos dos trabalhadores, através da valorização profissional e humana. Categoria forte é Sindicato forte. .Vamos á luta. Viva os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

Unyleya

Mob