Sindicato combativo é sindicato que cumpre seu papel

Sindágua-MS reforça a importância de uma atuação firme na defesa dos trabalhadores!

Em tempos de ataques ao serviço público e de crescentes tentativas de deslegitimar a atuação sindical, é fundamental reforçar o verdadeiro papel de um sindicato: defender os direitos da categoria, denunciar injustiças e atuar com firmeza em defesa do interesse coletivo.

O Sindágua-MS, algumas vezes, é alvo de críticas por parte de setores que, incomodados com a atuação combativa da entidade, alegam que o sindicato “bate demais”. A verdade é que não existe defesa de direitos sem confronto com os interesses que os ameaçam. E se o sindicato se cala diante de abusos, se se omite diante de retrocessos, deixa de cumprir sua função.

“Chega a ser engraçado ouvir que o sindicato não pode ser combativo. Essa crítica não se sustenta. O que não podemos é ser omissos enquanto os direitos dos trabalhadores e o caráter público do saneamento estão sob risco constante”, afirma o presidente do Sindágua-MS, Lázaro de Godoy Neto.

E isso vale tanto para os trabalhadores das empresas públicas quanto das privadas. Nos locais onde o serviço já foi privatizado, o papel do sindicato continua sendo essencial: garantir melhores condições de trabalho, de remuneração e lutar para que o emprego não vire subemprego. Saneamento é atividade essencial e não pode ser tratado como subemprego por empresas que pensam apenas no lucro.

Defender o público, proteger o trabalhador

A atuação do Sindágua-MS não se limita à defesa das condições de trabalho. Lutar por um serviço público de qualidade também é missão sindical, porque o enfraquecimento das empresas públicas abre caminho para privatizações que, além de prejudicar a população com aumento de tarifas, acabam por rebaixar salários, sobrecarregar os servidores e deteriorar as condições de trabalho.

É nesse cenário que o sindicato entra com força: para fiscalizar, denunciar, cobrar investimentos públicos e exigir respeito à função social do serviço de saneamento.

E não adianta diretores ou autoridades tentarem intimidar o sindicato com ações contra a pessoa do presidente. Quando o presidente fala, ele fala representando a entidade, no exercício legítimo e estatutário de sua função. Denunciar irregularidades, ilegalidades e abusos é dever de qualquer sindicato que leva a sério o seu compromisso com a categoria.

A atuação firme pode incomodar quem está habituado à passividade, mas é exatamente essa presença crítica e ativa que garante conquistas para a categoria.

Sindicato não é favor. É ferramenta de luta.

Ao longo da história, os sindicatos só conseguiram garantir direitos como férias, 13º salário, jornada de 8 horas, adicionais e estabilidade, porque enfrentaram governos e patrões com organização e coragem.

A realidade do Brasil, e especialmente de estados com tradição sindical fragilizada, como Mato Grosso do Sul, mostra que onde não há sindicato forte, os retrocessos avançam com mais velocidade.

“Nosso papel é denunciar, reivindicar, negociar e proteger os trabalhadores. É isso que fazemos com responsabilidade e compromisso. E fazemos isso com coragem, mesmo quando somos criticados por setores que gostariam de nos ver calados”, completa o presidente Lázaro.

O sindicato é de todos. E precisa de todos.

O Sindágua-MS atua com transparência, pautado por princípios democráticos, e precisa da participação ativa da categoria. Cada trabalhador filiado fortalece a entidade e amplia o poder de negociação e resistência coletiva.

Não se trata de um clube ou um prestador de serviços. O sindicato é uma ferramenta de luta coletiva, que só se mantém forte com união, participação e consciência de classe.

PARTICIPE, FORTALEÇA SEU SINDICATO, ACOMPANHE AS AÇÕES E AJUDE A CONSTRUIR UMA ENTIDADE QUE É COMBATIVA PORQUE É NECESSÁRIA.

Porque defender direitos é resistir. E resistir exige coragem, organização e presença.

Unyleya

Mob

Personal Card

Categorias
Arquivos