Sindágua-MS afirma compromisso com o plano nacional de lutas em defesa do saneamento público

O Sindágua-MS acompanhou os resultados do Seminário Nacional “Quais os Rumos do Saneamento?”, realizado na última quinta-feira (23/10),  em São Paulo. O evento reuniu dirigentes do setor de saneamento e meio ambiente de 15 estados e consolidou uma ampla articulação nacional em torno da defesa da água e do saneamento público, democrático e inclusivo.

Organizado por uma ampla frente (FNU, Fenatema, CTB, CNU, CNTI, Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, ONDAS, FESUL, FRUSE, FRUNE, FURCEN e SINTICOP-MG, com apoio do Sintaema-SP), o seminário marcou um passo importante na luta contra as privatizações e resultou na aprovação do Plano Nacional de Lutas 2026, que orientará as próximas ações do movimento sindical e social em todo o país.

O plano reafirma compromissos fundamentais, como a revogação da Lei nº 14.026/2020 (novo marco do saneamento), a reestatização das empresas privatizadas, a valorização do papel do Estado e das empresas públicas e a mobilização nacional rumo às eleições de 2026, com foco em políticas públicas voltadas ao povo.

Para o presidente do Sindágua-MS, Lázaro Godoy de Neto, o documento aprovado representa “uma diretriz concreta para fortalecer a resistência contra o desmonte do saneamento público e mobilizar as categorias em defesa da água como direito humano”.

“O Sindágua-MS está plenamente de acordo com o plano de lutas, afirmamos nosso compromisso como o documento final e vamos seguir engajados, junto com o Coletivo Nacional de Saneamento (CNS) e as demais entidades nacionais, para colocar em prática cada uma das metas estabelecidas. É hora de unificar forças e transformar o discurso em ação”, afirmou Lázaro.

O dirigente também reforçou que o sindicato acompanhará de perto todas as etapas de implementação do plano, mobilizando os trabalhadores e trabalhadoras do saneamento de Mato Grosso do Sul e ampliando o diálogo com a sociedade sobre a importância de manter o setor público sob controle estatal.

O Seminário Nacional contou com a presença de importantes lideranças, pesquisadores e parlamentares comprometidos com a defesa do saneamento público.

Leia o documento aprovado ao final do Seminário e o Plano de Lutas para 2026:
Documento final do seminário saneamento

Assista ao seminário na íntegra:
https://www.youtube.com/live/yZ5NhahwgL0?si=ByenvlOZz90gEOxr

O Sindágua-MS afirma que seguirá na linha de frente dessa luta nacional, defendendo o saneamento como um direito e não como mercadoria e os direitos do trabalhadores do setor!

Assessoria de Comunicação – Sindágua-MS (com informações da FNU)

Unyleya

Mob

Personal Card

Categorias
Arquivos