Aquidauana renova concessão com a Sanesul

Na tarde desta segunda-feira, 15 de agosto, a Sanesul e o município de Aquidauana renovaram o contrato de concessão dos serviços de saneamento público. Aquidauana se soma às outras 31 cidades que disseram “sim” para a continuidade da prestação dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto com a estatal.
O contrato permitirá que a empresa de saneamento opere os serviços de água e de esgoto do município, garantindo a manutenção dos sistemas por mais 30 anos. Somente nos primeiros seis anos, a Sanesul investirá mais de R$ 8,2 milhões no sistema de abastecimento de água de Aquidauana e outros R$ 4,7 milhões no esgotamento sanitário. Ao final do contrato, a Sanesul terá investido cerca de R$ 47 milhões, de recursos próprios, no saneamento de Aquidauana.Dentre as obras previstas, estão a implantação de uma captação de água, construção de dois reservatórios, execução de rede coletora de esgoto e de linhas de recalque, implantação de ligações domiciliares e a instalação de uma elevatória de esgoto.Durante a cerimônia de assinatura, o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman, afirmou que a renovação da concessão com a Sanesul vai ajudar na preservação do Pantanal, haja vista que o município e o rio Aquidauana fazem parte da bacia hidrográfica que alimenta o rio Paraguai. “Hoje Aquidauana tem 15% de cobertura de esgoto e, com os investimentos da Sanesul, chegará a 60%. Isso é um desafio muito grande, mas também um futuro próximo”.O senador Waldemir Moka ressaltou a importância do saneamento básico para a manutenção da saúde e da qualidade de vida da população: “O maior investimento que um governo pode fazer é no saneamento, principalmente para a saúde das crianças, que são as primeiras que sofrem com a falta do saneamento adequado”.O presidente da Sanesul garantiu que todos os compromissos firmados pela empresa e pelo governo do Estado serão cumpridos. “Com o apoio das bancadas estadual e federal, do governador André e dos municípios, Mato Grosso do Sul recebe o maior investimento em saneamento da história. Mas o nosso desafio até 2014 é fazer mais e melhor. Por isso, vamos manter a universalização dos serviços de água para todo o estado e garantir o compromisso de oferecer, ao menos, 50% de esgoto coletado e tratado em cada uma das cidades”.Ao final, o governador André Puccinelli reforçou o compromisso de levar saneamento básico aos municípios sul-mato-grossenses. “Os nossos compromissos não ficam só na vontade: eles são assumidos, e vamos, ao final do nosso mandato, entregar, ao menos, 50% de cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto”.