Nova Andradina renova concessão com Sanesul

O governador André Puccinelli, o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, e o prefeito José Gilberto Garcia assinaram contrato de concessão dos serviços públicos de água e esgoto de Nova Andradina. A renovação do contrato permite que a Sanesul opere os sistemas por mais 30 anos.
O evento foi realizado na manhã de quarta-feira, 18 de maio, no gabinete do governador.Com a renovação do contrato, Nova Andradina tem garantidos investimentos da Sanesul de R$ 60,9 milhões para os 30 anos. Ao longo desse período, o índice de cobertura de esgoto de passará dos atuais 7% para 60,9% da população com coleta e tratamento. Somente nos próximos quatro anos, estão previstos R$ 9,7 milhões para o saneamento de Nova Andradina.Esse cronograma é baseado em valores e prazos contidos no Plano de Investimentos e serão executados com recursos próprios. Caso ocorram recursos não onerosos, as metas estabelecidas podem ser antecipadas.Em seu discurso, o governador André Puccinelli ressaltou a importância da parceria entre as câmaras municipais, os poderes executivos municipais, a Assembleia Legislativa e o governo do Estado para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Nossa intenção é elevar para, ao menos, 50% a cobertura de esgoto em todos os municípios do estado. E, sem a parceria entre os poderes, não seria possível alcançar essa meta”.O governador reforçou ainda a situação atual da Sanesul. “Hoje a Sanesul é uma empresa invejada, com as contas em dia e uma atuação impecável. Por isso, temos tido muita procura. Mas o governo do Estado não abre mão de ter participação majoritária na Sanesul”.Para o prefeito de Nova Andradina, a renovação dos serviços com a Sanesul se deu em virtude da seriedade da empresa e pela disponibilidade dos técnicos de discutirem os aspectos do contrato à exaustão. “Primeiramente, nós confiamos no trabalho da Sanesul. Sinto uma tranquilidade muito grande, pois sei que fizemos um bom negócio. Tenho certeza de que tudo o que está escrito será cumprido”, disse o José Gilberto Garcia.O presidente José Carlos Barbosa agradeceu a confiança do prefeito e dos vereadores e o trabalho dos empregados que, direta ou indiretamente, participaram do processo de renovação da concessão de Nova Andradina. “Quero agradecer à equipe da Sanesul, que enfrenta as primeiras dificuldades e abre o caminho para as negociações e para chegarmos aqui com a renovação da concessão”.José Carlos lembrou que os investimentos da Sanesul não ficaram parados durante as negociações entre a empresa e o município. “Não paramos de investir em Nova Andradina porque confiávamos no que está acontecendo hoje”, reforçou o governador.Na oportunidade, também foi assinado o Convênio de Cooperação entre governo do Estado, Prefeitura de Nova Andradina e Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Agepan). O convênio delega à agência a regulação e a fiscalização dos serviços de água e de esgoto prestados pela Sanesul.A renovação da concessão confirma a confiança que os municípios estão depositando nesta administração. Até o momento, na atual administração, 28 municípios renovaram a concessão dos serviços de saneamento público junto à Sanesul. Estão em fase de negociação outros 12 municípios.Participaram do evento o governador André Puccinelli, o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, o prefeito José Gilberto Garcia, a deputada estadual Dione Hashioka, o presidente da Agepan, Roberto Hashioka, os vereadores de Nova Andradina, Adriano Palopoli (presidente), Antônio Tomaz de Souza, Claudinei Santi Brambila, Glauco José Lourenço, José dos Santos Correia, Márcio Pereira Costa, Sandro Roberto Hoici, Mário Ferreira de Oliveira e Vicente de Sousa Lichoti, o secretário municipal de saúde de Nova Andradina, José Carlos Paiva Souza, e empregados da Sanesul.Adriana Viana